PUBLICIDADE

Morre aos 85 anos cientista que descobriu o vírus da hepatite B

6 abr 2011 - 19h44
(atualizado às 20h25)
Compartilhar

O cientista Baruch Blumberg, Prêmio Nobel de Medicina em 1976 por descobrir o vírus da hepatite B e primeiro diretor do Instituto de Astrobiologia da Nasa, morreu aos 85 anos de infarto, informou nesta quarta-feira a agência espacial americana.

A Nasa disse em comunicado que Blumberg sofreu um ataque do coração na terça-feira, enquanto assistia a uma conferência sobre pesquisa lunar no Centro Ames de pesquisa da Nasa, em Moffett Filed (Califórnia).

O cientista foi reconhecido com o Prêmio Nobel de Medicina por descobrir o vírus da hepatite B e, posteriormente, a vacina para a doença. Blumberg dividiu seu prêmio com o doutor Daniel Carleton Gajdusek por seu trabalho sobre a origem e a propagação de doenças infecciosas virais.

O diretor do Centro Ames, Pete Worden, disse em comunicado que "Barry Blumberg foi um bioquímico e grande pesquisador". "Era uma luz na comunidade científica e um grande humanista. Foi também um apoio e um amigo leal da Nasa, do Centro de Pesquisa Ames e do programa espacial do país".

Nascido em Nova York em 1925, Blumberg era membro do Centro Oncológico Fox Chase na Filadélfia desde 1964 e professor da Universidade de Medicina e Antropologia na Universidade da Pensilvânia desde 1977.

Em 1999 se transformou no primeiro diretor do Instituto de Astrobiologia da Nasa, cargo que ocupou até o ano de 2002. Desde 2005 era presidente da Sociedade Americana de Filosofia, a sociedade de conhecimento mais antiga do país, fundada em 1743.

"O mundo perdeu um grande homem", afirmou Daniel Goldin, que foi diretor da Nasa entre 1992 e 2001 e amigo pessoal do cientista. Além disso, destacou que "Barry", como era chamado, "salvou vidas através de sua pesquisa sobre o vírus da hepatite B". "Também inspirou toda uma geração através de seu trabalho na construção do Instituto de Astrobiologia da Nasa", assegurou.

Com informações da agência EFE.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade