PUBLICIDADE

México soltou mais de 100 mil tartarugas de espécie ameaçada em 2012

31 jan 2013 - 18h46
(atualizado às 18h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Um programa para proteger uma espécie de tartaruga marinha em risco de extinção na península da Baixa Califórnia, no noroeste do México, conseguiu em 2012 soltar mais de 100 mil filhotes e proteger 1,3 mil ninhos, informou esta quinta-feira uma encarregada da iniciativa.

"Foram protegidos 1,3 mil ninhos e libertados 100 mil filhotes da espécie oliva, isto é, 320 ninhos a mais do que em 2011. Nesta temporada tivemos resultados muito bons e se cumpriu o objetivo", disse à AFP Carla Sánchez, diretora de projetos da Associação de Proteção da Tartaruga Marinha.

As tartarugas-oliva, cujo nome científico é Lepidochelys olivácea, é uma das seis espécies deste réptil que vivem no México. Com 71 cm de comprimento e peso não superior a 45 quilos, estão em risco de extinção devido à exploração de seus ovos e à sua captura acidental na pesca.

A população mundial de fêmeas da espécie diminuiu de 89 mil nos anos 1940 para menos de 8 mil na década de 1980, quando foram reiniciadas as atividades para protegê-la em países como México e Honduras. Em 2011, foram libertados mais de 60 mil filhotes desta tartaruga, o que até então era considerado um número recorde.

Sánchez falou no turístico balneário de Los Cabos, no estado de Baja California Sur, onde participou de uma reunião de ambientalistas e especialistas que trabalham na proteção das tartarugas. A dirigente ambientalista disse que a participação das comunidades locais na proteção das tartarugas tem sido fundamental e destacou também a integração das crianças. "Mais de 2,5 mil crianças têm assistido às oficinas de educação ambiental nos acampamentos tartarugueiros situados perto de Los Cabos", disse.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade