PUBLICIDADE

Menino tem 'vida normal' com apenas metade do cérebro

Menino tem 'vida normal' com apenas metade de seu cérebro

16 nov 2009 - 12h09
(atualizado às 12h56)
Compartilhar

Um menino americano de 5 anos que teve o lado direito de seu cérebro totalmente removido em uma cirurgia está conseguindo ter uma vida praticamente normal, segundo seus pais. Tyler Plotkin tinha apenas 1 ano e 3 meses quando foi submetido a uma hemisferectomia - como é conhecida esta cirurgia - por sofrer de um caso gravíssimo de epilepsia.

O caso veio à tona recentemente quando os pais do menino, Erik e Heather, o divulgaram para chamar a atenção para a doença neste Mês da Epilepsia nos Estados Unidos.

"'Hemisferectomia' é uma palavra que nenhum pai ou mãe deveria ouvir em suas vidas, e a ideia de ver removido o lado direito inteiro do cérebro de seu bebê foi muito mais que amedrontadora", diss Erik Plotkin no site da Tyler Foundation, criada por ele e a mulher.

Terapias

Tyler tinha apenas três semanas de vida quando foi diagnosticado com epilepsia, a terceira maior doença neurológica nos Estados Unidos, segundo a revista Neurology.

Após meses de tentativas com remédios e uma dieta especial, o menino ainda sofria mais de cem ataques por dia, o que levou seus médicos a optarem pela cirurgia.

Mesmo assim, algumas semanas após a operação, em um hospital de Boston, o menino apresentou sintomas de hidrocefalia, com fluido cerebrospinal ocupando a cavidade onde estava o lado direito de seu cérebro. O problema foi solucionado com a implantação de um dreno em seu crânio, onde deverá permanecer pelo resto da vida de Tyler.

Apoiado por sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoterapia e hipoterapia (com a ajuda de cavalos), além de ter sido submetido a outras 18 cirurgias, ele hoje vive uma vida praticamente normal. "Nós agora curtimos nosso filho da mesma maneira que os pais de crianças saudáveis", disse Erik.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade