PUBLICIDADE

Menina indiana com hidrocefalia é operada com sucesso

Como consequência da doença, a circunferência da cabeça da menina alcançou 94 centímetros, quase o dobro do normal

15 mai 2013 - 07h43
(atualizado às 08h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem divulgada nesta quarta-feira mostra a menina ao lado dos pais após passar pela cirurgia
Imagem divulgada nesta quarta-feira mostra a menina ao lado dos pais após passar pela cirurgia
Foto: AFP

A menina indiana que sofre de hidrocefalia, uma doença rara que dobra o volume da cabeça, um caso que provocou uma onda de solidariedade pela pobreza extrema dos pais, foi operada com sucesso nesta quarta-feira.

"A operação foi perfeita, muito melhor do que o esperado", disse o neurocirurgião Sandeep Vaishya, depois de operar Roona Begum, de 15 meses. "Foi um sucesso, mas ainda é cedo para saber como será sua qualidade de vida no futuro", completou Vaisha em um hospital de Nova Délhi.

Roona Begum nasceu com uma grave anomalia neurológica que provoca o aumento do volume das cavidades que contêm o líquido cefalorraquiano e aumenta a pressão sobre o cérebro.

Como consequência da doença, a circunferência de sua cabeça alcançou 94 centímetros, quase duas vezes mais que a medida normal de uma menina de sua idade, o que a impede de engatinhar ou ficar de pé.

Os médicos realizaram uma "derivação cranial", uma técnica habitual nestes casos que consiste em drenar do cérebro o excesso de líquido cefalorraquiano.

A publicação das fotos da menina, feitas por um fotógrafo da AFP em abril no estado de Tripura, uma região isolada do nordeste da Índia, provocou uma onda de solidariedade de pessoas de todo o mundo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade