PUBLICIDADE

Lula e Uribe promovem cúpula para levar proposta a Copenhague

19 out 2009 - 16h38
(atualizado às 17h03)
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega da Colômbia, Álvaro Uribe, anunciaram nesta segunda-feira que promoverão uma reunião de líderes da região amazônica em Manaus para elaborar uma proposta conjunta para a cúpula da ONU sobre mudança climática de Copenhague, em dezembro. Lula disse nesta segunda-feira, em entrevista coletiva concedida junto com Uribe em São Paulo, que a reunião deve acontecer no dia 26 de novembro.

"O presidente Uribe concordou com esta ideia, que pretende que todos os países que têm território nessa região cheguem com uma proposta unificada à cúpula sobre mudança climática" de Copenhague, entre os dias 7 e 18 de dezembro, disse Lula. A expectativa é de que a reunião tenha a presença dos governantes de Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Venezuela, Guiana e Suriname, assim como um representante da Guiana Francesa.

"Na Amazônia, somos vanguarda de desenvolvimento de novas fontes de energia. Por isso, quero me reunir com todos os presidentes em Manaus para que tenhamos a mesma posição durante a reunião de Copenhague", acrescentou Lula. Lula e Uribe encerraram hoje em São Paulo o Encontro Empresarial Brasil-Colômbia, do qual participaram autoridades, ministros e 246 empresários de ambos os países, sendo 106 deles colombianos.

O seminário faz parte da Semana da Colômbia no Brasil, promovida pela Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). As atividades de promoção da Colômbia incluem uma exposição de artistas colombianos, entre eles Alejandro Obregón e Fernando Botero, que se estenderá até janeiro de 2010.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade