PUBLICIDADE

Leoas cochilando no Serengeti levam prêmio de fotografia

Confira os vencedores e finalistas de outras categorias da premiação Wildlife Photographer of the Year

22 out 2014 - 15h24
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma bela imagem em preto e branco de leoas cochilando em um rochedo no Serengeti, na África, venceu o prêmio geral e a categoria preto e branco do Wildlife Photographer of the Year, em sua edição de 2014.

A imagem foi feita pelo americano Michael "Nick" Nichols. Ele seguiu o grupo de felinos durante seis meses para conseguir fazer a foto.

Segundo uma das juradas do concurso, Magdalena Herrera, a composição de Nichols tem todos os elementos de uma foto perfeita. "Fala a respeito do comportamento, das técnicas fotográficas de hoje e mostra a relação do animal com o ambiente", disse ela à BBC.

Na categoria ambientes da Terra, o vencedor foi o chileno Francisco Negroni. Ele capturou a imagem que batizou de "Apocalipse", no Parque Nacional Puyehue, no sul do Chile.

Ele foi para a região logo depois do início da erupção no complexo vulcânico Puyehue-Cordón, esperando um show de luzes.

Mas, acabou flagrando um fenômeno raro, uma tempestade de raios em meio à erupção vulcânica, provavelmente causada pelas descargas de eletricidade estática resultantes do choque entre fragmentos de rocha quente, cinza e vapor expelido pelo vulcão.

Também estão entre os vencedores e finalistas imagens de animais como um escorpião, beija-flor, raposa, entre outros.

As fotos serão exibidas a partir desta sexta-feira no Museu de História Natural de Londres e, depois, a exposição deve ir para outras cidades do mundo.

Foto: Michael Nichols/Wildlife Photographer of the Year 2014
A foto do americano Michael Nichols, mostrando um grupo de leoas descansando em um rochedo no Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia, foi a vencedora geral e na categoria preto e branco do prêmio Wildlife Photographer of the Year, em sua edição de 2014. (Foto: Michael Nichols/Wildlife Photographer of the Year 2014)

Foto: Francisco Negroni/Wildlife Photographer of the Year 2014

Na categoria ambientes da Terra, o chileno Francisco Negroni foi o escolhido com a imagem que batizou de 'Apocalipse', feita no Parque Nacional Puyehue, no sul do Chile. Ele flagrou um evento raro: uma tempestade de raios provavelmente causada pelas descargas de eletricidade estática resultantes do choque entre rochas quentes, cinzas e vapor da erupção no complexo vulcânico Puyehue-Cordón. (Foto: Francisco Negroni/Wildlife Photographer of the Year 2014)

Foto: Carlos Perez Naval/Wildlife Photographer of the Year 2014

Na categoria fotógrafos de dez anos ou menos, o vencedor foi o espanhol Carlos Perez Naval, ao retratrar um escorpião amarelo. O jovem fotógrafo fez a sua primeira foto com dupla exposição, fotografando o sol primeiro, ao fundo, e depois, mudando as lentes e fotografando o escorpião. (Foto: Carlos Perez Naval/Wildlife Photographer of the Year 2014)

Foto: Rodrigo Friscione Wyssmann/Wildlife Photographer of the Year 2014

O mexicano Rodrigo Friscione Wyssmann foi um dos finalistas na categoria 'o mundo em nossas mãos'. A imagem acima mostra um jovem tubarão branco lutando contra o anzol. Ele não conseguiu escapar, e o fotógrafo resolveu mudar a imagem para preto e branco, para dar um senso maior de dignidade ao animal. (Foto: Rodrigo Friscione Wyssmann/Wildlife Photographer of the Year 2014)

Foto: Fabien Michenet/Wildlife Photographer of the Year 2014

Fabien Michenet, da França, foi finalista na categoria de espécies submarinas. Ele fotografou esta jovem lula durante um mergulho noturno no Taiti. Ela tem apenas três centímetros e flutuava a cerca de 20 metros abaixo da superfície. (Foto: Fabien Michenet/Wildlife Photographer of the Year 2014)

Foto: Jan van der Greef/Wildlife Photographer of the Year 2014

O holandês Jan van der Greef foi um dos finalistas na categoria aves. Em viagem ao Equador, ele flagrou este beija-flor, espécie que tem o bico maior que o corpo para alcançar o néctar em flores que têm formato de tubo. (Foto: Jan van der Greef/Wildlife Photographer of the Year 2014)

Foto: Bruno D'Amicis/Wildlife Photographer of the Year 2014

A imagem do italiano Bruno D'Amicis venceu na categoria 'o mundo em nossas mãos'. Ele mostrou um adolescente de um vilarejo no sul da Tunísia vendendo um filhote de raposa-do-deserto - comércio ilegal mas comum em vários países do norte da África. (Foto: Bruno D'Amicis/Wildlife Photographer of the Year 2014)

Foto: Will Jenkins/Wildlife Photographer of the Year 2014

Na categoria fotógrafos entre 11 e 14 anos, esta foto de Will Jenkins foi uma das finalistas. O britânico estava de férias com a família em um hotel da Costa Rica quando uma iguana verde pulou do telhado e foi para perto da piscina. Ele tentou se aproximar enquanto a iguana tomava sol e fez a foto. (Foto: Will Jenkins/Wildlife Photographer of the Year 2014)

Foto: Anton Lilja/Wildlife Photographer of the Year 2014

O vencedor da categoria entre 15 e 17 anos foi o sueco Anton Lilja, com esta imagem de rãs acasalando, em uma imagem que fica ainda mais marcante graças à luz. Lilja capturou a cena perto de casa, em Västerbotten, na Suécia. (Foto: Anton Lilja/Wildlife Photographer of the Year 2014)

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade