PUBLICIDADE

Junho foi o mês mais quente na Terra desde 1880

22 jul 2014 - 14h41
Compartilhar

Junho registrou as temperaturas globais mais quentes desde que elas começaram a ser registradas em 1880, ao superar a média de 15,5°C (59,9°F) em 0,72°C (1,30°F), informou nesta terça-feira a Administração Nacional Atmosférica e Oceânica dos EUA (NOAA) em seu relatório mensal.

Tanto a temperatura da superfície terrestre como a dos oceanos alcançaram números superiores à média.

No entanto, Jessica Blunden, cientista da NOAA, apontou que "o aquecimento foi impulsionado pelas temperaturas recordes no oceano", e acrescentou que parte desta alta se deveu ao começo do fenômeno do El Niño, o aquecimento das águas tropicais do Pacífico.

A da terra foi 0,95°C maior que a média, de 13,3°C, e foi o sétimo junho mais quente da história; enquanto a do oceano foi 0,64°C acima da média de 16,4°C, o que tornou junho de 2014 o mais quente desde que os dados começaram a ser registrados.

Os dados refletiram também uma subida nas temperaturas globais nos primeiros seis meses do ano: as combinadas de terra e mar foram 0,67°C superiores à média de 13,5°C, as terceiras mais altas para um primeiro semestre desde 1880.

Esta alta nas temperaturas aconteceu no mundo todo, e foram batidos recordes na Groenlândia, no norte da América do Sul, no leste e no centro da África e no sudeste asiático, assim como na Nova Zelândia.

A agência federal dos EUA ressaltou que nove dos dez meses de junho mais quentes registrados aconteceram no século XXI. O último mês de junho abaixo da média aconteceu em 1976.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade