PUBLICIDADE

Europa

Jogar bituca de cigarro no chão é gesto "de luxo" em Paris

Somente na capital francesa, a cada ano, são recolhidas e incineradas mais de 315 toneladas de bitucas, o que corresponde a 350 milhões de cigarros que terminaram nas calçadas

21 abr 2015 - 06h11
(atualizado às 09h25)
Compartilhar
Exibir comentários
350 milhões de cigarros vão parar no chão de Paris por ano
350 milhões de cigarros vão parar no chão de Paris por ano
Foto: iStock / Getty Images

O gesto recorrente de jogar a bituca no chão após fumar um cigarro pode acabar em breve para os cidadãos parisienses, que poderão ser multados em até 68 euros (cerca de R$ 222) por sujar os espaços públicos.

Somente na capital francesa, a cada ano, são recolhidas e incineradas mais de 315 toneladas de bitucas, o que corresponde a 350 milhões de cigarros que terminaram nas calçadas, segundo os serviços de limpeza da cidade.

Siga Terra Notícias no Twitter

Estes resíduos têm um custo muito elevado, devido sobretudo a sua alta toxicidade, já que apenas uma bituca pode contaminar até seis litros de água, motivo pelo qual é necessário realizar um custoso processo de descontaminação quando estas vão parar nos esgotos.

Este decreto corresponde a uma reivindicação feita ao Ministério do Interior pelo ex-prefeito socialista Bertrand Delanoë, em 2012, e ratificada pela atual prefeita, sua correligionária Anne Hidalgo.

Até agora, as infrações relacionadas com a insalubridade da via pública eram punidas com uma multa de 35 euros, uma quantia que não era suficientemente dissuasória, segundo disse à Agência Efe uma fonte da prefeitura de Paris.

A nova tarifa entrará em vigor a partir das próximas semanas. "O tempo que demorar para imprimir os novos blocos de multas", segundo o atual prefeito adjunto da cidade encarregado da limpeza, Mao Peninou, ao jornal "Le Parisien".

No entanto, os fumantes terão uma trégua até setembro para adotar novos hábitos. Enquanto isso, aqueles que forem flagrados com a mão na massa pelos agentes da cidade de Paris só irão para casa com uma admoestação verbal.

Esta demora se deve ao fato de a prefeitura querer proporcionar todos os meios possíveis a seus cidadãos antes de castigá-los, segundo a fonte. Para isso, está previsto acrescentar um total de 30 mil pequenos cinzeiros às lixeiras da via pública para que os fumantes possam apagar seus cigarros antes de jogá-los na lata de lixo.

Além disso, a fonte informou sobre uma campanha com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para não que joguem as bitucas no chão.

Os restos de cigarro não serão o único alvo deste novo decreto de limpeza das vias públicas, que também mira os excrementos de cachorro, assim como aqueles que urinem nas ruas.

A cidade de Paris leva muito a sério a manutenção da limpeza pública, com mais de 25 mil multas emitidas no ano de 2014. No entanto, a Cidade Luz está longe de ser uma das mais estritas quanto à legislação relativa ao tabaco.

Em Cingapura, um homem foi recentemente condenado a pagar mais de 12 mil euros por ter jogado 34 bitucas através de sua janela, segundo provaram as câmeras de vigilância.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade