PUBLICIDADE

Japão continuará pescando baleias no Pacífico, mas reduzirá caças

18 abr 2014 - 10h32
Compartilhar

O governo japonês decidiu continuar com a caça às baleias no Pacífico Norte, mas reduzirá as capturas, por causa da sentença da Corte Internacional de Justiça (CIJ) que ordenou ao país deter esta atividade na Antártida.

O ministro japonês de Agricultura e Pesca, Yoshimasa Hayashi, anunciou a medida após uma reunião de seu gabinete com o primeiro-ministro, Shinzo Abe, na qual também se decidiu "replanejar" o programa científico de pesca de baleias na Antártida para 2015.

O Executivo japonês estudava a continuidade de sua campanha de pesca no Pacífico Norte por causa do recente da CIJ, que só afetava a Antártida.

A decisão da CIJ e as críticas da comunidade internacional elevaram a pressão sobre o Japão para que pusesse fim também à caça de baleias no Pacífico Norte, que segundo Tóquio também tem fins científicos.

O Executivo japonês decidiu finalmente aplicar novos métodos de investigação que não requeiram necessariamente a pesca de baleias, assim como reduzir o número máximo de capturas anuais das atuais 380 para 210, segundo explicou Hayashi em declarações recolhidas pela agência "Kyodo".

"Em base ao veredicto, realizaremos o JARPN II (segunda fase do programa baleeiro no Pacífico Norte), mas reduzindo sua escala", disse Hayashi.

A frota do Pacífico Norte zarpará da costa de Miyagi (nordeste do país) no sábado, 26 de abril, quatro dias mais tarde do que o previsto inicialmente.

O argumento oferecido é que o organismo teria assim mais tempo para consultar a polícia e a guarda litorânea.

No entanto, alguns veículos de imprensa nacionais como o jornal "Yomiuri", o de maior circulação no Japão, disseram hoje que o atraso teria sido decidido para evitar que o início da campanha de pesca de baleias, geralmente condenada pelos países ocidentais, coincida com a visita que o presidente americano, Barack Obama, realiza ao país nesta semana.

O presidente dos Estados Unidos chegará ao Japão em 23 de abril e deixará o país em 25, um dia antes da data proposta para que os baleeiros zarpem.

Quanto à campanha da Antártida, o ministério "elaborará estudos extensivos" sobre a questão e enviará "um novo programa de investigação" sobre baleias no próximo outono à Comissão Baleeira Internacional (CBI), baseando-se nos critérios da sentença do tribunal de Haia, afirmou Hayashi.

Em 31 de março, o CIJ ordenou ao Japão cancelar seu programa de pesca com fins científicos no oceano Antártico por considerar que os mesmos não se ajustam aos exigidos pela legislação internacional.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade