PUBLICIDADE

Itália diz que credibilidade está em jogo em Copenhague

21 nov 2009 - 10h43
(atualizado às 10h48)
Compartilhar

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, disse que os dirigentes do mundo têm que assumir compromissos concretos na reunião de dezembro sobre o clima em Copenhague e afirmou que "nossa credibilidade com a opinião pública está em jogo".

"Não podemos perder o desafio da conferência de Copenhague", declarou Frattini neste sábado em Milão (norte) por ocasião de um fórum mundial das regiões.

"Nosso compromisso é conter o aquecimento global e reduzir em 20% as emissões de gases de efeito estufa, mas estamos dispostos a reduzi-las em até 30% se nossos parceiros fizerem o mesmo", afirmou.

A União Europeia (UE) assumiu o compromisso de reduzir suas emissões em 20% até 2020 (em relação a 1990), e de levar este esforço a 30% em caso de acordo internacional.

O chanceler italiano disse esperar que a conferência de Copenhague permita "um novo compromisso dos Estados Unidos e de interlocutores como a China e a Índia".

Os cientistas recomendam limitar o aumento das temperaturas em 2ºC, e que os países industrializados reduzam em entre 25% e 40% suas emissões de gases de efeito estufa até 2020.

O presidente americano, Barack Obama, afirmou terça-feira durante uma visita oficial em Pequim que um acordo em Copenhague "deve incluir metas de redução das emissões dos países industrializados", dando a entender que seu país está pronto para anunciar um objetivo na reunião de dezembro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade