Bélgica venderá anticoncepcional em adesivos

07 de agosto de 2003 • 12h55 • atualizado às 12h55

Um novo método anticoncepcional em adesivos será colocado à venda na Bélgica no mês de setembro. A novidade promete inúmeras vantagens em relação ao método tradicional, como o fato de ser mais seguro e facilitar o uso para as mulheres que costumam esquecer de tomar a pílula.

O remédio, que se chama Evra e está sendo comercializado pela empresa Janssen Cilag, contém os mesmos hormônios que a pílula, ou seja, norelgestromin e etinilestradiol. De acordo com o laboratório responsável, seu uso é mais simples, pois não é preciso ingerir uma pílula toda noite, bastando aplicar três adesivos por ciclo, que podem ser colocados na virilha, nos braços, nos ombros e nos glúteos.

Conforme o jornal De Morgen, a aplicação é mais segura do que a pílula tradicional, porque passa imediatamente da pele para a corrente sangüínea, sem percorrer o aparelho digestivo. Por cada ciclo menstrual, são aplicados 3 adesivos consecutivos, cada um com 7 dias de duração, seguidos de uma semana de descanso, forma pela qual os sangramentos menstruais são conservados de maneira regular.

Já que o novo sistema anticoncepcional não precisa passar pelo tubo digestivo, não corre o risco de ser expelido por via oral como a pílula tradicional, que assim pode não proteger o suficiente durante o mês em curso. Segundo o jornal, os adesivos foram submetidos a testes e suportam temperaturas extremamente altas, permanecendo colados ao corpo inclusive durante a prática de esportes e no banho.

As únicas coisas que podem representar desvantagens são sua visibilidade, uma possível irritação da pele no local do adesivo e alguns "sintomas incômodos", como mudanças no peso, no sangramento menstrual e sensibilidade mamária.

Uma caixa com nove adesivos custará 34 euros nas farmácias belgas e estará disponível sob prescrição médica.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »