EUA desenvolvem vacina contra vírus Ebola

07 de agosto de 2003 • 02h28 • atualizado às 02h28

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram uma vacina experimental que protegeu primatas contra o vírus Ebola. A medida se constitui em um grande passo na luta contra esta doença fatal e extremamente contagiosa. A informação foi confirmada pelo governo dos EUA.

"Após anos de pesquisas de vacinas contra o Ebola que protegiam roedores, mas não os primatas, é gratificante obter uma vacina que se mostra tão promissora na proteção de humanos", declarou Peter Jahrling, do instituto de pesquisas médicas sobre doenças infecciosas do Exército americano, em Fort Detrick (Maryland).

O Instituto Nacional de Saúde, que anunciou a descoberta, destacou que a vacina foi testada com sucesso em oito macacos e que poderá permitir às autoridades de saúde controlar rapidamente as epidemias de Ebola com campanhas de vacinação por zonas, como ocorreu no combate à varíola.

A vacinação é simples e feita pela injeção de apenas uma dose, destacaram os pesquisadores. A vacina ainda não foi testada em humanos, mas os pesquisadores lembram que os medicamentos eficazes em primatas têm forte possibilidade de cumprir a mesma função nos humanos.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »