Estudo diz que lavar pratos pode prevenir câncer

05 de junho de 2003 • 15h25 • atualizado às 16h54

Um estudo realizado por pesquisadores chineses e australianos concluiu que exercícios físicos podem diminuir o risco de câncer de ovário, entre eles, o ato de lavar pratos. Os resultados da pesquisa foram publicados esta semana pelo International Journal of Cancer.

O diretor da equipe de pesquisa, Colin Binns, da universidade Curtin, de Perth, afirma que o estudo realizado com 900 chinesas demostrou que o risco de câncer de ovário diminui se a atividade física aumenta. O curioso foi que lavar pratos estava entre as atividades físicas mais praticadas.

"Se as mulheres lavarem pratos 20 minutos por semana, não faz muita diferença. Mas se elas fizerem isso por 40 minutos diários, esse exercício aumentará a proteção contra o câncer de ovário", explicou Binns à Reuters. O estudo foi realizado no hospital da província de Xhejiang, ao sul de Shangai.

Segundo Binns, o estudo confirma a controversa idéia de que o exercício físico pode ajudar a prevenir o câncer de ovário e talvez outros tipos de cânceres ligados a funções hormonais da mulher, como o de útero.

Não se conhece a razão do fenômeno, porém sabe-se que a atividade física ajuda a eliminar o excesso de gordura, o que influiria na atividade hormonal. O sistema imunológico poderia, assim, ser reforçado pelo exercício físico.

Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »