Dez animais brasileiros são considerados extintos

16 de dezembro de 2002 • 14h12 • atualizado às 15h52

O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama anunciam na semana passada a nova versão da Lista das Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção. O trabalho atualiza as informações em relação à lista anterior, publicada há 13 anos.

O resultado assusta já que apresenta dez animais como extintos, entre eles a arara-azul e o maçarico-esquimó. Outras 627 espécies estão ameaçadas. Número muito superior às 218 relacionadas no último estudo. Confira abaixo a lista dos animais extintos.

Aves
Anodorhynchus glaucus (arara-azul)
Numenius borealis (maçarico-esquimó)

Anfíbios
Phynomedusa fimbriata (perereca)

Insetos
Simopelta mínima (formiga)
Acanthagrion taxaensis (libélula)
Mecistogaster pronofi (libélula)

Invertebrados terrestres
Rhinodrilus fafner (minhocoçu gigante)
Fimoscolex sporadochaetus (minhoca branca)
Megalobulimus cardosoi (aruá-do-mato)
Magalobulimus grandis (caracol-gigante)

A lista completa dos animais que correm perigo de extinção só será divulgada após ser homologada pelo Ibama. Mas os pesquisadores responsáveis pelo levantamento adiantaram uma lista genérica dividida por grupos.

Mamíferos6900
Aves15322
Répteis2000
Anfíbios1501
Peixes16500
Insetos 9303
Invertebrados terrestres 2104
Invertebrados aquáticos9100
Total627210


Os dados da lista servirão, principalmente, para orientar a política de conservação de fauna selvagem no país. Além disso, funcionará como um diagnóstico sobre a situação das espécies brasileiras.

A inclusão de peixes e de espécies recém-descobertas na composição do documento e a adoção de uma nova metodologia de aferição da situação na natureza, bem como o estabelecimento de critérios de classificação mais específicos farão aumentar o número de espécies em relação à lista anterior. Outras espécies, que tenham revertido o quadro de ameaça nos últimos anos, no entanto, deverão sair da lista.
Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »