Fóssil chinês pode esclarecer origem dos pássaros

23 de julho de 2002 • 17h52 • atualizado às 17h52

A descoberta de um fóssil de dinossauro voador da família dos Terópodos no noroeste da China poderá ajudar a esclarecer a misteriosa origem dos pássaros. O professor Ji Qiang, da Academia Chinesa de Geologia, disse que esta espécie guarda um estreito parentesco com o Archaeopteryx, a espécie voadora mais primitiva conhecida pelo homem, descoberta na Alemanha em 1860.

O fóssil, que recebeu o nome de Shenzhouraptor sinensis (Shenzhou significa Terra Divina em chinês), foi encontrado em maio no distrito de Yixian, província de Liaoning. Ao largo dos últimos 150 anos, os especialistas divulgaram um grande número de teorias sobre o processo de evolução dos pássaros, que poderiam ser resumidas em duas: os pássaros descendem diretamente dos dinossauros ou procedem dos répteis.

"A descoberta poderá ser o elo perdido que os especialistas têm procurado durante décadas entre dinossauros e pássaros modernos. Ainda que não tenhamos a resposta definitiva, este fato movimentará o debate sobre a autêntica definição dos pássaros", disse o professor Ji Qiang.

O animal se caracterizava pela ausência de dentes, tinha extremidades posteriores maiores que as anteriores, uma enorme cauda e mais de vinte vértebras caudais. O professor disse que o animal devia ter asas com grande capacidade de tração, por causa de seu tamanho, o que somado à forma da pélvis, extremidades, omoplatas e asas, revela que podia voar.

"Provavelmente, os pequenos carnívoros e os dinossauros onívoros ou vegetarianos evoluíram em duas famílias de pássaros diversificadas entre si. Uns pássaros poderiam correr rápido para evitar os predadores e outros teriam a inata capacidade de voar", presume o professor Ji Qiang.

A equipe de paleontólogos de Ji foi responsável, no final dos anos 90, pela descoberta do Sinosauropteryx, do Protarachaeorteryx e do Cuadirteryx, todos dinossauros terópodos não voadores, mas que tinham penas.
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »