Brasileiro descobre o menor vertebrado terrestre

09 de maio de 2006 • 12h48 • atualizado às 15h12

O pesquisador brasileiro Luiz Fernando Ribeiro descobriu duas espécies de anfíbios da família Brachycephalidae, medindo entre 8 e 18 milímetros. O grupo dos menores vertebrados terrestres do mundo, só existem na mata atlântica e se distribuem nos estados do Espírito Santo e do Paraná. Os sapinhos adultos achados em morros da Serra do Mar paranaense têm 10 a 12 milímetros.

Ribeiro chama a pesquisa de "sapinhos da montanha". O trabalho foi realizado para a tese de doutorado do pesquisador. As pesquisas concentraram-se nos morros Marumbi, Caratuva, Serra da Prata e Serra da Igreja.

Os animaizinhos têm seu hábitat em altitudes que variam de 1 mil e 1,8 mil metros, vivendo no chão da floresta, entre folhas e galhos. Apesar do tamanho, suas cores são vivas e marcantes, como o amarelo, laranja, vermelho e marrom. Diferente da maioria dos anfíbios, têm hábitos diurnos, preferem a baixa temperatura e andam mais do que pulam.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, Ribeiro aproveita suas pesquisas para mais um apelo pela preservação da mata atlântica. "É preciso conservar o que restou", pede. Os animais que ele encontrou estão em locais, por enquanto, de difícil acesso.

Em 2005 o pesquisador descobriu outras duas espécies do mesmo gênero: Brachycephalus brunneus e B. izecksohni. As novas são as espécies B. ferruginis e B. pombali. "Todas são endêmicas no Paraná", explicou o pesquisador, que é professor de Genética na Universidade Tuiuti. Atualmente são conhecidas dez espécies da família Brachycephalidae.

Redação Terra