Chinês atacado por urso recebe transplante de face

14 de abril de 2006 • 11h26 • atualizado em 15 de abril de 2006 às 18h38
Homem que teve o rosto desfigurado por um urso recebeu transplante nessa sexta-feira Foto: AP
Homem que teve o rosto desfigurado por um urso recebeu transplante nessa sexta-feira
14 de abril de 2006
Foto: AP

Médicos chineses realizaram o primeiro transplante de face do país, a segunda cirurgia desse tipo no mundo, informou a agência de notícias Xinhua nesta sexta-feira.

  • Veja fotos do transplante na China
  • Assista o vídeo da cirurgia
  • Mulher que teve rosto transplantado se recupera bem
  • Veja fotos da cirugia realizada na França

    O paciente, de 30 anos, havia sido atacado por um urso e teve dois terços de sua face repostos em uma operação de 14 horas que terminou na sexta-feira. O caso, se for comprovado por especialistas independentes, poderá fazer da China o segundo país no mundo a realizar o procedimento com sucesso.

    O transplante parcial de rosto foi realizado apenas cinco meses depois que médicos franceses realizaram o procedimento pela primeira vez. Na ocasião foram transplantados lábios, um queixo e um nariz em Isabelle Dinoire, 38, que havia sido atacada por seu próprio cachorro.

    "A cirurgia é ainda mais complexa que o primeiro transplante de face na França em novembro do ano passado", afirmou Han Yan, diretor-adjunto do departamento de cirurgia plástica do Hospital Xijing, em Xian, capital da província de Shaanxi.

    O paciente chinês, atacado por um urso em 2004, recebeu uma nova bochecha, lábio superior, nariz e sobrancelha de um único doador, informou um comunicado do Hospital Xijing. "A operação foi bem sucedida e acredita-se que os ferimentos do paciente estejam curados dentro de uma semana", completava a nota.

    O paciente passa bem, mas ainda levará seis meses para recuperar o tato na nova face.

  • Redação Terra
     
    Enviar para amigos
    Fechar por:
    Enviar para amigos
    Fechar por:

    Imprimir

    Fechar
    Mais vistos

    Notícias

    1. Carregando...
    leia mais notícias »