Descobertas 8 múmias da cultura inca em vulcão no Peru

24 de março de 2006 • 23h55 • atualizado às 23h55

Oito urnas funerárias, supostamente da cultura inca, foram descobertas por um grupo de moradores na bacia do vulcão Ticsio, no distrito de Andagua, departamento de Arequipa (sul), informou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Cultura (INC) do Peru.

"As oito múmias estão em bom estado e, na urna, há também tecidos e objetos de metal", informou o diretor do INC do departamento de Arequipa, Marko López.

López disse que a descoberta "foi um sacrilégio feito por um grupo de pessoas e no qual estão envolvidas autoridades de Andagua". O distrito de Andagua, localizado 377 quilômetros ao norte de Arequipa, possui cerca de 60 pequenos vulcões que têm a aparência de uma superfície lunar.

As oito urnas funerárias foram encontradas há uma semana e provavelmente são da cultura Collagua (1.200 d.C) informou o funcionário, acrescentando que um grupo de arqueólogos será enviado ao local para determinar a antigüidade exata das múmias.

Devido à proximidade com o vulcão, acredita-se que se trata de sacrifícios humanos em honra dos Apus (montes). Em setembro de 1995, um grupo de arqueólogos descobriu na província arequipenha de Caylloma uma múmia em bom estado e que foi chamada de múmia Juanita ou Dama del Ampato, em alusão a uma menina de 14 anos sacrificada aos deuses durante o império inca.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »