Morre baleia resgatada do rio Tâmisa, em Londres

21 de janeiro de 2006 • 14h38 • atualizado às 22h54
Um guindaste foi utilizado para içar a baleia Foto: AP
Um guindaste foi utilizado para içar a baleia
21 de janeiro de 2006
Foto: AP

A baleia que foi encontrada no rio Tâmisa, em Londres, morreu neste sábado, apesar do amplo dispositivo montado para tentar salvá-la, anunciou um dos membros da equipe de resgate. A baleia havia sido içada hoje com ajuda de um guindaste e colocada em uma embarcação para seu imediato transporte até o mar.

  • Veja fotos do resgate
  • Veja fotos da baleia nadando no Tâmisa

    O resgate da baleia, de cinco metros de comprimento e cerca de quatro toneladas, foi um insólito espetáculo para os habitantes da capital, que foram às margens do rio para ver o animal. Quando a maré baixou, a baleia pôde ser controlada enquanto especialistas veterinários comprovavam seu estado de saúde com análise de sangue e outros testes.

    Enquanto a balsa ia em direção ao mar aberto, voluntários jogavam água na baleia para manter sua pele úmida. O tempo era um fator crucial, porque o corpo da baleia não suporta seu peso, e o mamífero pode se sufocar caso fique fora da água por muito tempo.

    A baleia, um dos mamíferos capazes de chegar às maiores profundidades do mundo e que normalmente viaja em grupo, provocou interesse internacional quando foi vista no rio pela primeira vez na manhã de sexta-feira. Um viajante de um trem a viu por volta das 8h30 quando nadava rio acima. Durante algumas horas foi perdida de vista ontem à noite.

    Na manhã de hoje, ela foi localizada pelas equipes de resgate. Os especialistas esperavam chegar a águas profundas do estuário, o mais próximo possível do mar, para soltar a baleia. Mas, como ela estava extremamente debilitada após o estresse dos últimos dias, teve convulsões dentro do barco e não resistiu à viagem.

  • EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
     
    Enviar para amigos
    Fechar por:
    Enviar para amigos
    Fechar por:

    Imprimir

    Fechar
    Mais vistos

    Notícias

    1. Carregando...
    leia mais notícias »