Universidade encontra maior número primo conhecido

04 de janeiro de 2006 • 09h23 • atualizado às 09h23

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual do Missouri, nos EUA, encontraram o maior número primo conhecido. Um número primo é um numeral positivo que é somente divisível por ele mesmo e por um.

O número encontrado tem 9.152.052 dígitos. Os pesquisadores, liderados por Steven Boone e Curtis Cooper, trabalharam dentro um projeto mundial que usa computadores voluntários para rodar um software que procura pelo número primo Mersenne. Um Mersenne é um tipo especial de primo que é definido por dois elevado a uma potência específica, menos um. O número recém-anunciado é dois elevado à 30.402.457ª potência menos 1.

O time da Universidade do Missouri, entretanto, não conseguiu levar o prêmio de US$ 100 mil oferecido pelo projeto GIimps (sigla para Grande Busca de Número Primo Mersenne na Internet) para quem conseguir encontrar um número primo com dez milhões de dígitos.

AP - Copyright 2007 Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »