Em 2000, 111 homens e 102 mulheres do grupo estudado foi diagnostiados com câncer de cólon. Os pesquisadores então dividiram os participantes em três categorias: os que não bebem café, os que bebem menos de uma xícara de café por dia e os que bebem mais de uma xícara de café por dia. Depois de avaliar os hábitos dos participantes, como fumar, consumir gordura, álcool e outros fatores, a equipe calculou o risco de desenvolvimento de câncer de cólon.
Enquanto o risco de câncer de cólon entre os não bebedores de café foi descrito como um, o mesmo risco caiu para 0,49 entre as mulheres que tomam mais de uma xícara de café por dia. De acordo com o o jornal Mainichi Shimbun, que divulgou o resultado do estudo hoje, ainda não existem conclusões válidas entre os homens e mulheres que bebem menos de uma xícara por dia.
Embora informe que existem pesquisas anteriores relacionando o café a um risco menor de câncer, o jornal também alerta que são necessários estudos mais abrangentes, que envolvam uma análise individual dos hábitos de vida de cada participante antes de se concluir que o café reduz mesmo o risco de câncer de cólon.
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.