A vacina produz anticorpos que bloqueiam a nicotina e impedem grande parte da substância de entrar no cérebro. O mecanismo reduz a sensação de prazer e recompensa sentida pelos fumantes, o que diminuiria a dependência.
A experiência acompanhou 68 fumantes que receberam três tipos diferentes de doses da vacina ou placebo. O objetivo do estudo era apenas ver como seria a tolerância a vacina e não sua eficiência. O bom resultado causou surpresa nos cientistas.
A pesquisadora que liderou a pesquisa, Dorothy Hatsukami, do Centro de Pesquisa do Uso do Tabaco da Universidade de Minnesota, disse que o resultado foi completamente não-esperado e impressionante, especialmente porque o estudo não tinha o objetivo de ajudar os voluntários a pararem de fumar.
Os pesquisadores afirmam que é necessária mais pesquisa sobre a Nic Vax. Ele querem levantar também por quanto tempo o efeito antinicotina dura. O medicamento foi desenvolvido pela Nabi Biopharmaceuticals. O estudo pode ser lido na revista científica Clinical Pharmacology and Therapeutics.
Redação Terra