Coreano teria falsificado dados de células-tronco

15 de dezembro de 2005 • 16h32 • atualizado às 16h39

Um colaborador do pioneiro sul-coreano da clonagem, o cientista Hwang Woo-suk, disse nesta quinta-feira à imprensa da Coréia do Sul que Hwang teria "fabricado" parte dos resultados de seu trabalho sobre células-tronco publicado em junho pela revista científica Science.

No artigo, Hwang alegava ter produzido 11 linhas de células-tronco de embriões humanos clonados, em uma nova técnica para "produzir" tecidos que se adaptariam perfeitamente ao DNA de um doador. Mas um dos co-autores do artigo, Roh Sung-Il, disse que pelo menos nove das 11 colônias de células-tronco descritas no artigo eram falsas. Hwang não comentou publicamente as denúncias.

O estudo era considerado pioneiro, abrindo a possibilidade de cura para doenças degenerativas, como mal de Parkinson e a diabete. Hwang também era considerado um herói por muitos sul-coreanos, por colocar o país na liderança deste novo campo da ciência.

Estudo sob análise
O trabalho de Hwang está sendo analisado minuciosamente desde que seus métodos, considerados pouco éticos, foram revelados no mês passado. Em novembro, o cientista admitiu usar óvulos de membros de sua equipe nas pesquisas e, desde então, vem evitando a imprensa.

Há informações de que ele vem sofrendo de estresse por conta das dúvidas em relação à credibilidade de seu trabalho e teria passado grande parte das últimas semanas internado em um hospital.

Um cientista americano, Gerald Schatten, pediu para que seu nome fosse retirado da lista de colaboradores de Hwang no estudo publicado na Science.

As revelações provocaram um debate furioso na mídia sul-coreana e muitos analistas afirmam que é antipatriótico questionar alguém que deixou o país tão em evidência em áreas como a clonagem e as pesquisas com célula-tronco.

BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.