Divulgada a 1ª imagem de rosto transplantado

03 de dezembro de 2005 • 07h58 • atualizado às 15h57
A imagem foi a capa da edição de sábado do   The Daily Telegraph Foto: Terra
A imagem foi a capa da edição de sábado do The Daily Telegraph
03 de dezembro de 2005
Foto: Terra

O jornal britânico The Daily Telegraph divulgou, em sua edição de hoje, uma imagem da mulher de 38 anos que recebeu o primeiro transplante de rosto da história. O transplante de queixo, boca, nariz e parte da bochecha foi efetuado a partir da doação de uma mulher com morte cerebral encefálica no hospital universitário de Lille, norte da França.

  • Veja fotos da cirurgia

    A paciente, que foi operada no último final de semana, está se recuperando bem. Ela teve o rosto gravemente desfigurado pela mordida de um cachorro. O chefe do serviço maxi-facial do hospital universitário de Amiens (norte), Bernard Devauchelle, afirmou que, após a intervenção cirúrgica, ele teve "a boa surpresa" de que a "coloração e a textura" do implante "apresentava um resultado além de suas esperanças".

    O professor acrescentou que a paciente foi devidamente informada de todos os riscos que enfrentava por tratar-se de uma intervenção pioneira, inclusive a possibilidade de desenvolver câncer. Entre os transplantados, 1% pode ter linfomas. Um terço morre, outro terço rejeita o implante e o resto se recupera bem, alertou o chefe do serviço de transplantes do hospital universitário de Lyon, Jean-Michel Dubernard Dubernard.

  • Redação Terra
     
    Enviar para amigos
    Fechar por:
    Enviar para amigos
    Fechar por:

    Imprimir

    Fechar
    Mais vistos

    Notícias

    1. Carregando...
    leia mais notícias »