Beber café pode prevenir pressão alta, diz estudo

20 de novembro de 2005 • 18h59 • atualizado às 19h14

Beber uma ou duas xícaras de café por dia pode diminuir o risco de pressão alta, aponta um estudo realizado por um grupo de médicos japoneses, divulgado neste domingo.

Uma equipe da Universidade de Keio fez um estudo com 4.554 homens de 20 a 70 anos de idade, que compareceram a hospitais de Tóquio para fazer o controle de sua saúde entre outubro de 2003 e março de 2004, informa o jornal japonês Tokio Shimbun.

O estudo mostrou que aqueles que não bebiam café tinham uma chance maior de sofrer de hipertensão, enquanto essa possibilidade era menor entre os que consumiam três ou mais xícaras de café diárias.

"Seria melhor para os jovens e as pessoas de meia-idade beber uma ou duas xícaras de café por dia", destaca o jornal, citando um dos pesquisadores. O médico explicou que o "ácido clorogênico, um tipo de polifenol presente no café, tem efeito dilatador nos vasos sangüíneos.

Contudo, os pesquisadores alertaram que beber muito café pode provocar perturbações no sistema vascular cerebral em pessoas idosas. "Consumir muita cafeína também provoca um excesso de acidez estomacal", explicou o médico.

Outra equipe de pesquisadores japoneses descobriu recentemente que tomar uma xícara diária de café diminui o risco de câncer de cólon entre as mulheres.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »