Japão anuncia possível foco de gripe aviária

31 de outubro de 2005 • 02h03 • atualizado às 08h51

As autoridades sanitárias de Ibaraki, província situada ao norte de Tóquio, informaram hoje da existência de um possível foco de gripe aviária em uma fazenda da região, onde serão sacrificados 82 milfrangos.

As aves dessa fazenda situada na localidade de Ogawa foram infectadas com um dos vírus da gripe aviária, segundo revelaram os testes a que foram submetidos os animais, informou a agência Kyodo.

Embora o tipo de vírus ainda não tenha sido identificado, as autoridades veterinárias de Ibaraki ordenaram a morte dos frangos da fazenda.

Até 13 de outubro passado, o Governo de Ibaraki tinha ordenado a destruição de cerca de 1,48 milhões de frangos em 26 fazendas e quando se descobriu este possível novo caso estavam sendo realizados outros testes médicos para confirmar se se podia levantar a quarentena atual sobre frangos e ovos.

No ano passado, foi detectada a versão mais perigosa da doença, o vírus H5N1, nas províncias de Yamaguchi, Oita e Kioto, no sudoeste do país. No sudeste asiático, mais de sessenta pessoas morreram pela gripe aviária desde que foi diagnosticada em 2003.

O H5N1, a cepa que afeta humanos, é transmitido para as pessoas através do contágio direto com a ave infectada, mas os especialistas descartam a transmissão da doença pelo consumo de produtos avícolas e seus derivados, já que o vírus morre quando o animal é cozido.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »