Astrônomo afirma ter descoberto novo planeta

29 de julho de 2005 • 22h02 • atualizado em 30 de julho de 2005 às 16h59
O novo planeta foi batizado provisoriamente de 2003-UB313 Foto: Reuters
O novo "planeta" foi batizado provisoriamente de 2003-UB313
30 de julho de 2005
Foto: Reuters

O astrônomo americano Michael Brown afirmou nesta sexta-feira ter descoberto o "décimo planeta do sistema solar", a cerca de 15 bilhões de quilômetros da Terra.

O novo "planeta", batizado provisoriamente de 2003-UB313, é o corpo celeste mais distante já descoberto gravitando em torno do sol", disse Brown, chefe do departamento de astronomia do Instituto Californiano de Tecnologia (Caltech), em Pasadena. Segundo Brown, o corpo celeste está "situado a 97 unidades astronômicas (14,4 bilhões de quilômetros) da Terra" e é maior que Plutão, o nono planeta do nosso sistema solar, descoberto em 1930.

O 2003-UB313 foi fotografado por uma câmera extremamente possante por intermédio do telescópio Samuel-Oschin, do Monte Palomar, no sul da Califórnia, disse Brown. Ele admitiu que qualificar de "planeta" este corpo celeste composto basicamente de rocha e gelo, como Plutão, pode provocar polêmica entre os especialistas, mas lembrou que se o 2003-UB313 não é um planeta, Plutão também não é.

O 2003-UB313 é um típico corpo do Cinturão de Kuiper, mas tem o tamanho para ser classificado de planeta. "Ele é, definitivamente, maior que Plutão", destacou Brown. O astrônomo americano propôs um nome para o "planeta" à União Internacional de Astronomia e espera uma decisão sobre o caso.

Brown fez a descoberta com os astrônomos Chad Trujillo, do Observatório Gemini de Havaí, e David Rabinowitz, da Universidade de Yale, em 8 de janeiro passado. O novo "planeta" será visível "nos próximos seis meses pela manhã, no leste do firmamento, na constelação de Cetus", segundo Brown.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »