Cientistas analisam pêlo de criatura vista no Canadá

25 de julho de 2005 • 19h37 • atualizado às 21h56

Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, começaram nesta segunda-feira os testes de DNA para comprovar a origem de uma mecha de pêlo que, segundo testemunhas de um povoado de Yukon, pertence a um "sasquatch", um antropóide de aproximadamente três metros de altura e totalmente coberto por pêlos escuros.

A criatura teria perambulado durante a madrugada pela cidade de Teslin, cerca de 4 mil quilômetros ao oeste de Toronto, no território de Yukon, no início de julho. Algumas pessoas disseram aos meios de comunicação locais que o "sasquatch" deixou uma pegada no barro que era duas vezes maior que o tamanho de um pé humano.

Dave Coltman, especialista em genética da Universidade de Calgary que se ofereceu como voluntário para pesquisar a origem do pêlo encontrado em Teslin, disse à televisão pública CBC que não acredita que as análises revelarão o parentesco da criatura com a espécie humana.

Para Coltman, o pêlo é de um bisonte. "Ficaria muito surpreso se fosse algo diferente, mas nunca se pode ter certeza", disse o pesquisador. "O resultado dará positivo se for qualquer espécie encontrada antes. Portanto, se não for nada conhecido, será potencialmente interessante", disse Coltman.

Os cientistas da Universidade de Calgary esperam ter os resultados das análises no meio da semana. Testes feitos na semana passada em um laboratório veterinário de Yukon revelaram que o pêlo provavelmente é de um bisonte, mas os resultados não foram conclusivos.

Há um ano, outros moradores de Teslin informaram ter visto uma figura como a de um "sasquatch". A mitologia aborígine e relatos mais recentes têm descrito antropóides de tamanho superior que o homem e cobertos de pêlo, que vivem em regiões remotas da América do Norte e da China, mas nunca foi possível provar que essas histórias têm alguma veracidade.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »