Cientistas discutem futuro de frutas transgênicas

24 de junho de 2005 • 11h14 • atualizado às 11h14

Cesar Petri e Lorenzo Burgos da Biologia Aplicada da Espanha do Conselho de Pesquisa Científica de Segura (CEBAS-CSIC) discutiram os "Avanços e Perspectivas Futuras para a Transformação de Árvores Frutíferas" em trabalho que foi publicado na última edição do Information Systems for Biotechnology News Report.

Segundo os cientistas, frutas de clima temperado, como as laranjas, possuem ciclos reprodutivos longos (e longos períodos juvenis), biologia reprodutiva complexa, e elevado grau de heterozigose, tornando o melhoramento convencional difícil.

Recentemente, a transferência de genes tem sido realizada em árvores frutíferas como em maçãs e peras resistentes à ferrugem, uvas resistentes a fungos e vírus, e nozes resistentes a pragas de lepidópteras, entre outros.

Os pesquisadores acreditam que mais técnicas de transformação de árvores frutíferas surgirão no futuro como métodos usando somente marcadores genéticos e integração de genes benéficos, eliminando os genes seletivos das plantas transformadas, ou evitando a seleção de plantas com antibióticos.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »