Robô vasculha pirâmide de Gizé

17 de setembro de 2002 • 08h14 • atualizado em 15 de agosto de 2003 às 15h13

Um robô equipado com microcâmeras e introduzido hoje em um poço da pirâmide de Quéops revelou uma cavidade cheia de pedras, uma descoberta que não dissipa em absoluto o mistério da Grande Pirâmide de Gizé. O robô foi introduzido na madrugada de hoje em um poço muito estreito e que dá para a chamada Câmara da Rainha. O artefato avançou várias dezenas de metros através de um túnel e enfiou uma câmera óptica em um buraco escavado dois dias antes em uma parede de pedra que obstrui a passagem.

Além dessa parede, a câmera mostrou uma pequena cavidade e blocos de pedra, provocando a decepção dos jornalistas que acompanhavam a operação um telão instalado em um hotel próximo às pirâmides. A operação foi transmitida ao vivo por duas redes de TV a cabo.

Ao contrário dos jornalistas, o diretor do organismo oficial encarregado das antigüidades egípcias, Zahi Hawas, mostrou-se entusiasmado ao anunciar que a câmera havia descoberto "uma nova cavidade secreta" de uma profundida de 45 centímetros e obstruída por pedras. "As investigações vão continuar com ajuda de tecnologia moderna para descobrir os segredos que oculta esta essa nova parede", afirmou. "A pirâmide de Quéops ainda não revelou todos seus segredos", acrescentou Hawas.

Ninguém sabe o papel que desempenhava os poços e corredores das pirâmides do Egito, mas Hawas recordou que, segundo as hipóteses de vários egiptólogos, estes serviam de passagem para a alma do faraó falecido. Os arqueólogos buscam há tempos indícios que possam levá-los à tumba de Quéops, faraó da IV dinastia que reinou até 2600 aC e que fez construir a maior pirâmide do Egito.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »