Descobertas as três maiores estrelas já observadas

10 de janeiro de 2005 • 16h19 • atualizado às 16h19
KY Cygni é maior do que a estrela vermelha supergigante Betelgeuse, com raio 650 vezes maior que o do sol. Foto: Space.com/Divulgação
10 de janeiro de 2005
Foto: Space.com/Divulgação

Um grupo internacional de astrônomos descobriu três estrelas gigantes na Via Láctea que são as maiores já observadas, com diâmetro superior a 1,6 bilhão de quilômetros. O anúncio foi feito hoje por meio de um comunicado divulgado na abertura da convenção da Associação Americana de Astronomia.

As chamadas "gigantes vermelhas", detectadas entre 74 estrelas que foram estudadas, estão próximas do final de seu ciclo: são muito frias, luminosas e grandes, explicou Philip Massey, do telescópio de Lowell, em Flagstaff, Arizona, EUA, um dos astrônomos que participou da pesquisa. A descoberta é considerada "importante" porque permitiu provar teorias, acrescentou.

As três estrelas, que têm um raio 1,5 mil vezes maior que o do Sol, são KW Sagitarii (a 9,8 mil anos luz de distância), V354 Cephei (a 9 mil anos luz) e KY Cygni (5,2 mil anos luz). A título de comparação, a estrela vermelha supergigante Betelgeuse, na constelação de Orion, tem um raio 650 vezes maior que o do sol.

"Apesar de serem enormes, sua massa não é importante", disse Emily Levesque, do MIT (Massachusetts Institute of Technoly) de Boston, outro dos astrônomos participantes do projeto. "Tem apenas 25 vezes a massa do Sol, enquanto as estrelas gigantes com mais massa podem equivaler a 150 vezes o sol", explicou.

A maior estrela conhecida até agora era Mu Cephei (também conhecida como estrela de Garnet), que passou a ser a quarta maior.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.