Nasa divulga imagem inédita de Nebulosa borboleta

09 de setembro de 2009 • 18h01 • atualizado às 18h14
 A imagem que lembra asas de borboleta é, na realidade, um 'caldeirão' turvo de gás aquecido a mais de 20 mil graus celsius Foto: Nasa/Reprodução
A imagem que lembra asas de borboleta é, na realidade, um 'caldeirão' turvo de gás aquecido a mais de 20 mil graus celsius
09 de setembro de 2009
Foto: Nasa/Reprodução

Capturada pelo telescópio espacial Hubble e divulgada nesta quarta-feira, esta imagem que lembra asas de borboleta é, na realidade, um 'caldeirão' turvo de gás aquecido a mais de 20 mil graus celsius. O gás viaja através do espaço a uma velocidade superior a 965 mil Km por hora - rápido o suficiente para viajar da Terra à Lua em 24 minutos. As informações são da Nasa.

No centro, uma estrela que hoje está morrendo cujo tamanho já foi de aproximadamente cinco vezes a massa do Sol. Da estrela escapam os gases que desencadeiam uma corrente de radiação ultravioleta que cria os raios brilhantes no espaço.

Este objeto é um exemplo do que os astrônomos chamam de nebulosa planetária. Estas nebulosas são assim conhecidas porque muitas delas têm uma aparência semelhante a volta de um planeta quando visto através de um pequeno telescópio.

A imagem foi capturada pelo Wide Field Camera 3 (WFC3), uma nova câmera a bordo do Hubble, e catalogada como NGC 6302, ou Butterfly Nebula (nebulosa borboleta, em tradução livre).

A NGC 6302 está dentro de nossa galáxia Via Láctea, a cerca de 3,8 mil anos-luz da constelação de Escorpião. O gás incandescente formava as camadas mais externas da estrela, e está sendo expulso há cerca de 2,2 mil anos. A "borboleta" se estende por mais de dois anos-luz, que é aproximadamente a metade da distância do Sol à estrela mais próxima, Alfa Centauri.

WFC3 foi instalado pelos astronautas da Nasa em maio de 2009 durante a missão de atualização e reparos do telescópio Hubble.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »