Camomila pode acalmar um bebê com cólica

03 de setembro de 2009 • 19h23 • atualizado às 19h53
As cólicas são os problemas mais frequentes em bebês saudáveis Foto: Getty Images
As cólicas são os problemas mais frequentes em bebês saudáveis
03 de setembro de 2009
Foto: Getty Images

Os fatos: A cólica - que faz com que um bebê saudável grite e chore - pode ser uma das partes mais estressantes dos cuidados com recém-nascidos. Embora sua causa seja incerta, existe evidência de que a cólica se origine, em parte, do desconforto gastrointestinal. Isso pode explicar por que o chá de camomila, que segundo pesquisas acalma espasmos intestinais, é há tempos um remédio caseiro para cólica. Vários estudos examinaram sua utilidade, considerando a camomila simples, barata e razoavelmente eficaz.

Um relatório da Academia Americana de Pediatria em 2007 avaliou dois desses estudos, incluindo um ensaio clínico randomizado envolvendo 68 bebês com cólica, porém saudáveis, com 2 a 8 semanas de vida. Um grupo recebeu chá de ervas (servido quente ou frio), feito basicamente com camomila alemã, e o outro tomou chá de placebo.

Os cientistas relataram que cada bebê tomou até 150 mililitros ¿ um pouco mais de meia xícara ¿ de chá ou placebo a cada episódio de cólica, não mais que três vezes ao dia. Após uma semana, "os pais relataram que o chá havia eliminado a cólica em 57% dos bebês", contam os pesquisadores, "enquanto o placebo foi eficaz em apenas 26%. Nenhum efeito colateral foi observado nos grupos."

Outros estudos tiveram resultados similares. Especialistas dizem que reações alérgicas à camomila são raras, mas é possível fazer um teste passando um pouco da erva na pele. Se não ocorrer vermelhidão, seu uso deve ser seguro.

Tradução: Amy Traduções

The New York Times
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »