Tesouro viking "mais importante" será exposto na Inglaterra

28 de agosto de 2009 • 14h18 • atualizado às 14h29
O tesouro de mil anos teria sido enterrado às pressas por um nobre viking durante a invasão dos anglo-saxões em Northumbria Foto: Reuters
O tesouro de mil anos teria sido enterrado às pressas por um nobre viking durante a invasão dos anglo-saxões em Northumbria
28 de agosto de 2009
Foto: Reuters

O "maior e mais importante" tesouro viking encontrado na Grã-Bretanha desde 1840 será exibido em exposições em Londres e York após cuidadosos trabalhos de reparação. O tesouro de mil anos, provavelmente enterrado às pressas por um nobre viking em Northumbria durante a invasão dos anglo-saxões, poderia indicar segredos históricos que estavam perdidos, afirmou um especialista do Museu Britânico. As informações são do jornal The Independent.

Os especialistas acreditam que as peças poderiam redesenhar as linhas históricas da conquista anglo-saxônica sobre os vikings durante o século X. O achado inclui objetos do Afeganistão, Irlanda, Rússia e Escandinávia, sublinhando a disseminação global dos contatos culturais durante a época medieval.

O Museu Britânico e o Museu York Trust, em Yorkshire, adquiriram as peças raras em conjunto por um milhão de libras. O tesouro foi descoberto com detector de metais em um campo de Harrogate, no norte de Yorkshire.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »