Pesquisa prova que primeira impressão é a que fica

13 de setembro de 2004 • 09h11 • atualizado às 09h11

Uma pesquisa de duas universidades americanas comprovou o velho ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. De acordo com o estudo publicado no Journal of Social and Personal Relationships, ao conhecer uma nova pessoa, em apenas 3 minutos, um indivíduo decide que tipo de relacionamento terá com um novo conhecido.

De acordo com a agência Fapesp, os pesquisadores Artemio Ramirez Jr., da Universidade do Estado de Ohio, e Michael Sunnafrank, da Universidade de Minnesota, usaram 164 voluntários para comprovar sua teoria. As "cobaias" eram calouros de uma universidade reunidos em seu primeiro dia de aula.

Eles foram separados em pares e tiveram alguns minutos para se conhecer. Depois disto, preencheram questionários em que responderam como achavam que o relacionamento com o recém-conhecido se desenrolaria no futuro. Nove semanas depois, um novo questionário comprovou que a primeira impressão definiu como cada um se comportou em relação a seu parceiro.

Conforme os pesquisadores, os julgamentos são muito rápidos e determinam o tipo de relacionamento que teremos com a pessoa. Se a primeira impressão foi negativa, a comunicação em seguida passa a ser restrita, dificultando o desenvolvimento de qualquer tipo de amizade.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »