Formigas escolhem casa melhor do que humanos, diz pesquisa

22 de abril de 2009 • 17h02 • atualizado às 17h21
Para esta pesquisa, as formigas foram equipadas com minúsculos rádio transmissores Foto: Professor Nigel Franks, University of Bristol/Reprodução
Para esta pesquisa, as formigas foram equipadas com minúsculos rádio transmissores
22 de abril de 2009
Foto: Professor Nigel Franks, University of Bristol/Reprodução

Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, que estudam como as formigas escolhem os seus ninhos através de minúsculos transmissores de rádio dizem que elas são melhores em escolher suas casa do que os "irracionais" seres humanos. De acordo com informações publicadas no site britânico do jornal The Times.

Munidos de rádio transmissores de 3 milímetros de comprimento instalados nas costas das formigas, os pesquisadores observaram como as formigas escolheram entre dois lugares pré-determinados para formar as suas casas. Segundo os cientistas, as formigas escolheram o ninho de melhor qualidade, apesar de ser nove vezes mais longe do que a outra alternativa, não tão bem construída.

Quando uma colônia de formigas precisa emigrar, um grupo de exploradoras vai na frente para descobrir novos ninhos e avaliá-los.

De acordo com Elva Robinson, pesquisadora da Faculdade de Ciências Biológicas da Univeridade de Bristol, 41% das formigas que ficaram no local mais próximo, mais pobre, mais tarde mudaram-se para o ninho melhor que estava mais distante. E das formigas que visitaram primeiro o ninho mais distante, apenas 3% mudaram-se para o mais próximo.

Robinson afirma que outros animais, incluindo humanos, que usam avaliação comparativa, com frequência tomam decisões "irracionais", devido ao contexto no qual as opções são comparadas, entre outros fatores.

"A regra das formigas leva a uma avaliação absoluta da qualidade do ninho que não está sujeita a estes riscos, e dispensa a necessidade de memorização e comparação de cada local visitado", afirma. "A avaliação dos ninhos não precisa ser realizada por cada uma das formigas para que toda a colônia tome a decisão correta", completa a pesquisadora.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »