Exibidos fósseis de tartarugas com 72 mi de anos

06 de março de 2009 • 18h18 • atualizado às 19h17
A espécie  Euclastes Coahuilenses  habitou o México há 72 milhões de anos durante o período Cretáceo Inferior Foto: EFE
A espécie Euclastes Coahuilenses habitou o México há 72 milhões de anos durante o período Cretáceo Inferior
06 de março de 2009
Foto: EFE

Os fósseis de sete exemplares de uma espécie de tartaruga primitiva que viveu há 72 milhões de anos no norte do estado mexicano de Coahuila - que esteve coberto por mar no período Cretáceo Inferior - foram exibidos nesta sexta-feira no Museu do Deserto de Saltillo. O Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah) explicou em comunicado que os restos foram encontrados há quatro anos em diferentes localidades do município de General Cepeda, a 50 km de Saltillo, na formação geológica conhecida como "Cerro do Povo".

Donald Brinkman, especialista em tartarugas, ceritificou que o exemplar, classificado como Euclastes Coahuilenses, é agora a "tartaruga marinha mais antiga do gênero e pertence à família dos quelônios". A espécie é ancestral da tartaruga verde e pode atingir 1m de comprimento e 70cm de largura.

Ela se distingue de outras espécies por causa do seu crânio arredondado e outros elementos particulares, como a mandíbula superior plana, larga e bastante desenvolvida. Por meio dela, foi possível saber que o animal se alimentava de moluscos, de acordo com o o Inah.

Os crânios fossilizados foram analisados e estudados minuciosamente, incluindo um exemplar enviado à Universidade de Austin, no Texas (Estados Unidos). Com uma tomografia, os cientistas puderam investigar o interior das ossadas através de ressonâncias magnéticas.

Héctor Jaime Treviño, diretor do Centro Inah Coahuila e Nuevo León, assegurou que "Coahuila é o paraíso da paleontologia no México". A tartaruga primitiva permanecerá em exibição no Museu do Deserto de Saltillo. Réplicas serão distribuídas no mundo para a realização de estudos, completou o Inah.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »