vc repórter: cores no céu intrigam moradores de SP e do RS

02 de março de 2009 • 19h59 • atualizado às 21h05
Concentração de nuvens ganha profusão de cores sob raios solares em São Borja (RS) Foto: Vitor Gomes/vc repórter
Concentração de nuvens ganha profusão de cores sob raios solares em São Borja (RS)
02 de março de 2009
Foto: Vitor Gomes/vc repórter

Uma profusão de cores no céu chamou a atenção de moradores de diferentes cidades brasileiras, entre elas São Borja (RS), Nova Odessa (SP) e Itanhaém (SP). Entre os tons mais comuns, vermelho, amarelo e anil. A imagem, pela forma, está longe de se assemelhar a um arco-íris.

Segundo o especialista do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) Manoel Rangel, não se trata de um fenômeno metereológico, tampouco da aurora boreal - como acreditaram moradores. Este fenômeno é mais observado em regiões próximas a zonas polares.

As cores que apareceram em alguns pontos do céu brasileiro, explica Rangel, se formaram devido à presença de cristais de gelo nas nuvens. Isso dá a elas densidades diferentes.

Ao incidirem os raios de sol sobre as nuvens, a coloração aparece. Segundo Rangel, não há épocas específicas para que as imagens surjam, embora sua incidência seja mais comum no Sul do País.

Os internautas Vitor Gomes, de São Borja (RS), Marcos Abelha, de Itanhaém (SP) e Luciana de Luca, de Nova Odessa (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »