Homens vêem mulher seminua como objeto, diz estudo

16 de fevereiro de 2009 • 16h16 • atualizado às 17h00
Pesquisa defende que a massificação de imagens sexistas faz com que homens vejam as mulheres como objetos Foto: Getty Images
Pesquisa defende que a massificação de imagens sexistas faz com que homens vejam as mulheres como objetos
16 de fevereiro de 2009
Foto: Getty Images

O chavão de "mulher-objeto", que se remete a mulheres inclinadas à conduta pouco recatada com relação ao comportamento sexual, mereceria uma correção, se dependesse de cientistas americanos. O termo 'objeto' poderia ser interpretado, na verdade, como os homens olham para as mulheres desnudas. É o que aponta uma pesquisa feita nos Estados Unidos sobre como o sexo masculino observa o feminino.

Digitalizando as imagens do cérebro dos homens após exibir a eles a fotografia de uma mulher vestindo biquíni, cientistas descobriram que considerável parte cerebral deles reagiu da mesma maneira como se estivesse olhando para um objeto.

Aplicado também em homens com tendência a um comportamento mais sexualizado, os estudiosos verificaram que uma parte do cérebro que normalmente é acionada durante a interação social foi ativada quando viram a foto. A diferença entre os reflexos apresentados pelos homens com tendências não-sexualizadas e os sexualizados foi o que chamou a atenção.

Segundo Susan Fiske, professora da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, os resultados mostram que alguns homens não-sexualizados podem ver as mulheres como um "humano", apenas. "O cérebro mostrou que eles estão reagindo a esta fotografia como as pessoas reagem a objetos. Eles sabem que se trata de uma pessoa, mas seu reflexo é o mesmo que têm diante de um objeto", disse a pesquisadora à reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Susan acredita que o constante bombardeio da sociedade sexualizada com imagens de mulheres jovens pode ser a culpa disso, fenômeno a que ela atribui "a diminuição do instinto de ver os outros como humanos". Ela disse que efeito semelhante ocorreu recentemente com relação à violência na televisão, em que estudos haviam demonstrado que as pessoas perdiam a sensibilidade diante dos efeitos de violência. "Acho que esse é o paralelo existente ao se ver mulheres sexy. Você se acostuma", afirmou a pesquisadora.

No estudo, a equipe de Fiske submeteu os homens a seções de ressonância magnética cerebral com scanners.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »