Detectado gás em Marte que seria sinal de formas de vida

15 de janeiro de 2009 • 18h17 • atualizado em 16 de janeiro de 2009 às 20h22
Imagem identifica a concentração de gás metano (coloração avermelhada) na atmosfera marciana Foto: Nasa/AP
15 de janeiro de 2009
Foto: Nasa/AP

Emissões esporádicas de metano foram detectadas em vários pontos do planeta Marte, o que pode indicar uma atividade geológica ou mesmo a possibilidade de processos biológicos, segundo estudo publicado nesta quinta-feira.

» Ambiente seria capaz de sustentar vida
» Um terço de Marte teve água
» Cientistas descobrem novas geleiras
» Detectado novo tipo de mineral

"Na Terra, os organismos vivos produzem mais de 90% do metano presente na atmosfera, e os 10% restantes têm origem geoquímica. Em Marte, o metano pode ser um sinal de uma coisa ou outra", explicam os autores do trabalho, que sairá na edição da revista americana Science desta sexta-feira.

O volume de emissões de metano observadas no planeta vermelho são comparáveis ao de sítios ativos da Terra, destaca o astrônomo Michael Mumma, principal autor do estudo e diretor do centro de astrobiologia do Goddard Space Flight Center, da Nasa, agência espacial americana.

No entanto, "a origem dessas emissões de metano em Marte é um mistério", afirmam os cientistas, "e ainda não se chegou a um consenso". As duas hipóteses - origem geoquímica ou biológica - são fundamentadas em fenômenos análogos conhecidos na Terra.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.