» Cerveja todos os dias pode aumentar em 20% o risco de câncer
Pessoas que bebem em excesso com freqüência são conhecidas por estarem em maior risco de acidentes, violência e envolvimento em relações sexuais sem métodos contraceptivos. No entanto, o estudo é o primeiro a identificar lesões cerebrais pelo consumo de álcool além dos limites considerados seguros.
A pesquisa, que será publicada na revista Alcohol and Alcoholism, é significativa porque consumo de álcool em excesso é amplamente difundido no Reino Unido. 23% dos homens e 15% das mulheres bebem mais de duas vezes o limite diário recomendado.
Para os homens, isto significa consumir mais de oito unidades por dia e, para as mulheres, mais de seis, de acordo com o Serviço de Estatísticas Nacionais (Office for National Statistics).
Consumidores exagerados com idades compreendidas entre 18 e 24 anos são o público-alvo da estratégia do governo de diminuir o consumo excessivo de álcool. Isto porque uma minoria de pessoas nessa faixa etária causam a maioria dos problemas de crime e desordem relacionados ao consumo de álcool.
O professor Ian Gilmore, presidente do Royal College of Physicians, declarou: "Sabemos que grande número de pessoas neste país bebem em excesso. Este deveria ser um grito de alerta para as milhões de pessoas cujo estilo de vida é embriagar-se regularmente".
Gilmore, que é também o presidente da Alcohol Health Alliance, uma das principais organizações médicas e especialista em alcoolismo, acrescentou: "Nós já estamos todos conscientes do impacto imediato da bebedeira beber - acidentes, violência, entrada em hospitais e gravidezes indesejadas. Mas este estudo mostra que quem bebe regularmente pode estar em risco de danos cerebrais a longo prazo".
O estudo foi realizado por dois especialistas em efeitos tóxicos do álcool sobre o cérebro, Fulton Crews, diretor do Centro de Estudo do Álcool da Universidade da Carolina do Norte, e Kim Nixon do departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Kentucky.
Estudos anteriores feitos com ratos foram utilizados para analisar o impacto da bebida em excesso e, em seguida, os resultados foram relacionados ao homem.
Por quatro dias, os ratos receberam o mesmo volume de etanol que alguém ingere com 15 unidades de álcool - cerca de sete doses de cerveja. Perdas nas principais habilidades mentais foram observadas nas semanas após o fim do experimento.
Redação Terra