Lua de Saturno tem vapor d'água e gases, diz estudo

26 de novembro de 2008 • 11h19 • atualizado às 13h02

Na superfície de Enceladus, uma lua de Saturno, existem colunas de vapor d'água nas quais são produzidos jatos de gases de alta densidade, segundo uma pesquisa publicada nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature.

» Cassini detecta ciclones gigantescos em Saturno

Os pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, chegaram a esta conclusão após analisar as imagens captadas pela sonda Cassini (projeto conjunto da Nasa e da Agência Espacial Européia) em sua passagem por Enceladus.

Quando a sonda Cassini voou próxima à Enceladus, em 2005, captou uma coluna de vapor de água escapando por rachaduras próximas a seu pólo sul.

A equipe, liderada por Candice Hansen, detectou quatro jatos de gás de alta densidade que se destacavam no meio da coluna de vapor d'água. A posição deles coincidia com outros de pó captados anteriormente.

Os pesquisadores sugerem que a fonte desta coluna de vapor seja água líquida com gás acelerado à velocidade supersônica em canais que atuam como a boca de uma mangueira.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »