Estudo: suplementos vitamínicos não ajudam contra artrite

24 de outubro de 2008 • 17h47 • atualizado às 17h47

Em 2006, pesquisadores reportaram que dois suplementos de alimentação amplamente utilizados, a glucosamina e o chondroitin não apresentavam desempenho superior ao de um placebo no tratamento da osteoartrite, excetuados alguns casos que apontavam para pequenos benefícios em pacientes que sofriam de artrite do joelho. Agora, um novo estudo sugere que as substâncias tampouco apresentam resultados efetivos quanto a isso.

No estudo original de dois anos de duração, os pesquisadores examinaram 581 joelhos em 357 pacientes de osteoartrite. Eles foram divididos em cinco grupos para receber glucosamina, sulfato de chondroitin, uma combinação dos dois fatores, clecoxib (um medicamento antiinflamatório) ou uma pílula de açúcar. Nem os pesquisadores nem os pacientes estavam informados quanto a quais deles estavam usando que métodos. Depois, os cientistas empregaram raio-X para medir a deterioração nas juntas de joelhos dos participantes.

O estudo, publicado pela edição de outubro da revista Arthritis and Rheumatism, não constatou diferença significativa entre quaisquer dos quatro tratamentos e o placebo. Nenhum dos tratamentos conseguiu propiciar uma melhora clinicamente importante, e a doença manteve seu ritmo de avanço em todos os grupos de pacientes.

Ainda assim, o Dr. Allen Sawitzke, o diretor científico do projeto e professor associado de medicina na Universidade do Utah, disse que estudos posteriores poderiam encontraram algum benefício.

"Nossa amostra é pequena demais, nosso cronograma de trabalho foi curto demais, e as limitações técnicas que influenciaram nossas medições são sérias demais para que possamos excluir pequenos efeitos", ele afirmou. "Mas se houvesse algum efeito mais considerável, os métodos empregados teriam sido suficientes para percebê-lo".

Tradução: Paulo Migliacci

The New York Times
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »