Biólogo descobre som de neurônios se comunicando

20 de outubro de 2008 • 16h04 • atualizado às 16h28

O biólogo britânico Brian Ford diz ter conseguido captar o som do impulso elétrico que uma célula cerebral cultivada em laboratório emite para outra célula cerebral.

» Cérebro tende a repetir erros
» Monotonia põe cérebro em "automático"
» Explicado comando da atenção
» Cérebro tem "sexto sentido" para calorias

Ford prolongou a gravação para mostrar como os neurônios aparentemente se comunicam uns com os outros.

O pesquisador compara o áudio gravado ao som emitido por aves marinhas e alega que sua gravação demonstra uma propensão destas células à resolução de problemas, um comportamento inteligente.

Em um estudo apresentado nesta segunda-feira na Universidade de Cambridge, Ford afirma que uma única célula é capaz de pensar sozinha e até de se comunicar com outra.

De acordo com o biólogo, um organismo unicelular como uma ameba, por exemplo, não apenas flutua como também é capaz de construir uma "casa", juntando grãos de areia para formar uma proteção.

Complexidade
Segundo Brian Ford, a manifestação de habilidade mental não é algo que ocorre a partir da complexidade de organismos mais evoluídos, e sim inerente em cada célula individualmente.

O cientista afirma que é preciso analisar as células humanas como um maestro vê uma música, não como um grupo individual de notas musicais, mas como uma sinfonia.

O professor e biólogo diz ainda que muitos organismos unicelulares são capazes de, além de construir proteções elaboradas, fazer reparos em si próprios e até mesmo caçar alimentos.

Ford conclui que, quando a importância destas observações é levada em conta, é preciso reconhecer que estas células estão tomando decisões, se adaptando a situações e descobrindo o que fazer quando têm algum problema.

Isso, mais do que ação em grupo, seria a base da inteligência, de acordo com o biólogo.

BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.