Maior inseto do mundo é apresentado em Londres

17 de outubro de 2008 • 14h49 • atualizado às 15h55
O Phobaeticus chani, uma nova espécie de bicho-pau com 56 cm de comprimento, foi descoberto na ilha de Bornéu Foto: AP
17 de outubro de 2008
Foto: AP

Um nova espécie de bicho-pau, descoberta na região da ilha de Bornéu que pertence à Malásia, recebeu o título de maior inseto do mundo, segundo informações da agência AP. O Phobaeticus chani, que mede aproximadamente 56 cm, foi apresentado ontem pelo Museu de História Natural de Londres, no Reino Unido.

» Veja mais fotos do inseto
» Descoberta nova espécie de inseto
» Correios acham insetos gigantes em pacote
» Encontrados insetos raros em SC

Encontrada por Datuk Chan Chew Lun, um naturalista amador malaio, a espécie ganhou o posto do phobaeticus kirby, também de Bornéo, que alcança pouco mais de 53 cm. O exemplar exibido pelo museu foi doado por Chew Lun.

Os pesquisadores ainda não têm informações aprofundadas sobre o animal, já que somente três exemplares foram identificados. George Beccaloni, curador de ortópteros do museu londrino, lamentou que espécies exóticas de insetos estão desaparecendo a medida que seu habitat é destruído antes mesmo de serem encontradas e catalogadas.

Redação Terra