Descoberto o planeta mais quente do universo

15 de outubro de 2008 • 16h27 • atualizado às 20h49
O novo planeta WASP-12b atinge temperaturas de até 2.250°C Foto: ESA/Divulgação
O novo planeta WASP-12b atinge temperaturas de até 2.250°C
15 de outubro de 2008
Foto: ESA/Divulgação

Cientistas britânicos e pesquisadores do Instituto Astrofísico das Canárias, na Espanha, encontraram um planeta considerado até agora como o mais quente do universo, alcançando temperaturas de até 2.250°C. O WASP-12b é pouco mais que uma vez maior que Júpiter - o maior planeta do nosso Sistema Solar - e tem quase a metade da temperatura do Sol, que atinge cerca de 5.500°C. As informações são do Terra Chile.

» Novo planeta teria água quente e sólida
» Registrado planeta em estrela semelhante ao Sol
» Explosão mais distante a olho nu é vista

Anteriormente, o registro de planeta mais quente era o do HD149026b, que possui o solo completamente escurecido sob o calor de 2.040ºC. Em artigo publicado no site científico NewScientist.com, os astrônomos explicaram que o novo planeta leva um dia para concluir uma volta em torno da sua estrela anfitriã, velocidade considerada recorde.

A rapidez com que o novo planeta orbita sua estrela chamou a atenção dos pesquisadores porque a maioria dos exoplanetas demoram três dias ou mais para completar o movimento.

Segundo os cientistas, a descoberta coloca em dúvida a teoria sobre como os planetas podem chegar perto de sua estrela anfitriã. O próximo objetivo do estudo será o de investigar a luz ultravioleta que o WASP-12b emana.

Redação Terra