Atualizada às 15h06
» Capturado tubarão de 2 m no Rio
» Tubarão tem arpão retirado do estômago
» Pescadores acham tubarão raro
O primeiro caso registrado de reprodução assexuada, ou partenogênese, entre tubarões envolveu um filhote de cabeça-de-martelo em um zoológico de Omaha, no estado do Nebraska.
Para Demian Chapman, especialista em tubarões e principal autor do segundo estudo, o primeiro caso não foi uma aberração. Ele acredita que "é possível que as fêmeas de espécies diferentes engravidem dessa forma ocasionalmente".
Os tubarões de aquário que se reproduziram sem machos geraram apenas um filhote cada, enquanto algumas espécies podem dar à luz ninhadas de uma dúzia ou mais. Os pesquisadores advertem que os raros nascimentos assexuados não podem ser vistos como uma possível solução para o declínio da população global de variadas espécies de tubarão.
Redação Terra
O nascimento sem fecundação do óvulo ocorreu em uma fêmea da espécie Carcharhinus limbatus
Busca
Busque outras notícias no Terra: