Minerais confirmariam presença de água em Marte

29 de setembro de 2008 • 17h57 • atualizado em 30 de setembro de 2008 às 11h25
A sonda identificou os minerais carbonato de cálcio e o silicato, fazendo trincheiras no solo para análise
A sonda identificou os minerais carbonato de cálcio e o silicato, fazendo trincheiras no solo para análise
29 de setembro de 2008
AP

A sonda espacial Phoenix descobriu duas novas substâncias na superfície de Marte que podem confirmar a existência de água no passado, informou a Nasa à agência AP. Segundo os cientistas da agência espacial americana, os novos minerais encontrados - carbonato de cálcio e o silicato (composto por silício e oxigênio) - geralmente não se formam sem a presença de água.

» Exibidas passagens de água em solo
» Marte: toxina não inviabiliza vida
» Marte: divulgada imagem de cânions
» Sonda capta pôr-do-sol derretendo gelo

A Phoenix tem como principais objetivos investigar a existência de água e uma possível forma de vida no planeta vermelho. Com quatro meses de missão, a sonda espacial já confirmou a presença de gelo e substâncias como magnésio, sódio, potássio, cloro e perclorato no solo.

O perclorato, uma substância corrosiva, poderia excluir a possibilidade da existência de alguma forma de vida. Porém, o principal cientista da missão, Peter Smith, explicou que a substância, não compromete em nada o caráter habitável do Planeta Vermelho.

A Nasa decidiu prolongar a missão até o final do ano, caso a Phoenix, que depende de energia solar para funcionar, ainda tenha condições de se manter em atividade nesse período.

A sonda Phoenix foi lançada em 4 de agosto de 2007, com o objetivo de pesquisar a zona do pólo norte de Marte, onde aterrissou com sucesso em 25 de maio de 2008.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »