EUA: navio da Guerra Civil é descoberto após Ike

19 de setembro de 2008 • 17h49 • atualizado às 19h11
Para os arqueólogos, a estrutura seria de um navio de batalha que encalhou na época da Guerra Civil americana
Para os arqueólogos, a estrutura seria de um navio de batalha que encalhou na época da Guerra Civil americana
19 de setembro de 2008
AP

A passagem do furacão Ike trouxe à tona uma peça da história dos Estados Unidos após o mar revolto retomar a tranqüilidade. As fortes ondas retrocederam, deixando para trás parte de um navio de batalha que os arqueólogos americanos acreditam que seja de uma embarcação naufragada no período da Guerra Civil do país, também conhecida como Guerra de Secessão, informa a agência AP.

» EUA: navio é afundado para formar recife artificial
» França: vala pode ter restos de 400 soldados da 1ª Guerra
» Micróbios destroem monumentos e ameaçam história

Segundo os especialistas, a estrutura, encontrada próxima à localidade de Fort Morgan, no Estado do Alabama, seria de uma escuna que teria encalhado na região por volta de 1862. O barco tem mais de 136 m de comprimento e 25 m de largura.

O navio foi identificado como Monticello, uma embarcação que foi parcialmente queimada ao bater enquanto tentava passar pela frota da marinha americana na Baía de Mobile. A baía foi cenário de uma grande batalha durante a guerra.

Para o arqueólogo Shea McLean, do Museu Naval de Mobile, "é provável que a estrutura descoberta seja do Monticello, que encalhou em 1862, vindo de Havana para o território americano". O pesquisador chegou à conclusão após examinar fotos do barco.

"Com base no que sabemos sobre navios perdidos na região e naquilo que eu tenha visto, o Monticello é de longe o candidato mais provável", afirma McLean. O pesquisador destacou que "só poderia se ter 100% de certeza no caso de ser encontrada a campanhia com o nome da embarcação".

Os arqueólogos não desconsideram a hipótese da estrutura ser de uma outra escuna que também teria encalhado na costa do Alabama em 1933.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »