Anahad O'Connor
Estados Unidos
» Pesquisa sugere frutas e legumes contra câncer
» Suco de frutas diminui absorção de remédios
» Estudo: gosto por legumes e frutas começa no útero
O estudo, publicado no Journal of the American Medical Association, apresenta os resultados do primeiro estudo em longo prazo sobre o assunto.
Cerca de um terço dos norte-americanos com mais de 60 anos de idade sofrem de diverticulose, uma doença que resulta em severas dores abdominais e causa a ruptura de pequenos bolsões que se formam nos intestinos, conhecidos como divertículos.
No estudo, cientistas norte-americanos analisaram dados sobre mais de 47 mil homens com idades entre os 40 e os 75 anos, que não apresentavam histórico referente à doença ao início do trabalho. Os participantes foram acompanhados ao longo dos 18 anos que se seguiram, e no período cerca de 800 casos de diverticulite e 380 casos de sangramento diverticular foram registrados entre eles.
Mas entre os pacientes que comiam frutas secas duas ou mais vezes por semana, o risco de desenvolver diverticulite era duas vezes menor do que entre os participantes que consumiam frutas secas em menor escala, enquanto os participantes que comiam pipocas ao menos duas vezes por semana apresentavam incidência de risco 28% mais baixa.
O estudo tampouco constatou vínculos explícitos entre qualquer alimento determinado e problemas de diverticulite.
Os autores afirmam que os benefícios resultam os nutrientes e fibras presentes nas frutas secas e pipocas.
Tradução: Paulo Migliacci
The New York Times